domingo, 19 de abril de 2009

os meninos de Jaguaribe (um parêntese anunciado)

Há muitas crianças na praia de Jaguaribe. Algumas tantas passam o dia inteiro pelas ruas sem a presença de um adulto e muitas delas ficam nos arredores do ponto de cultura de Lia. A beleza do espaço deve atraí-las.Muitas vezes me surpreendo com um sorisso, um carinho, uma proposta de brincadeira. São muitas, meninas e meninos filhos da gente da Ilha ou de veranistas.

Neste sábado a oficina foi silenciosamente acompanhada de longe por um menino. Seu nome é Kevin, ele tem 9 anos de idade e desde os 7 joga pião. Eu tenho um pião que comprei a 50 centavos na feira de trocas de Peixinhos e esses dias o levei para oficina. Quando kevin viu o meu pião logo se aproximou para brincar e assim que lhe foi permitido (o pião virou a sensação dos rapazes que trabalham no bar do Ponto de cultura) ele pegou o pião e começou a rodar!

Eu fui lá aprender com ele, já havia me
esquecido como fazê-lo rodar, faz tanto tempo... Meu avô me fazia os piões e me ensinou a ouví-los (os piões cantam, sabia?)e nessa época eu ainda sabia pegá-los nas mãos como Kevin. Neste dia, aprendi com ele o detalhe do palito de pirulito amarrado na ponta da corda do pião, genial!

Bem, nossa brincadeira foi interrompida pelo horário do almoço. A tarde na oficina de Seu Luíz lá estava kevin de novo, observando, desta vez um pouco mais perto. Chamei-o para brincar o cavalo marinho com a gente, mas ele não quis. Reclamou que havia me procurado mais cedo e não tinha me achado. No intervalo entre uma oficina e outra eu fui dar uma volta e ele se perdeu de mim.

O meu amigo do pião só arredou o pé quando eu fui embora. Ia saindo no carro quando o vi sumindo na esquina da rua onde, segundo ele, fica sua casa.

Kevin é um dos tantos meninos de Jaguaribe que estão crescendo sozinhos, sem a atenção que merecem ter. São inteligentes e saudáveis como qualquer outra criança, mas talvez nunca terão a oportunidade de escolher o que de fato querem ser quando crescerem. A vida para muitas dessas crianças impõe-se de tal maneira que os deixa sem escolha.

kevin é muito tímido mas é bastante esperto, sensível e doce. Não quer fazer minha oficina e nem a do seu Luíz. Será que oficina kevin gostaria de fazer?

Foi a primeira vez que o vi por aqui e eu não tive coragem de perguntar para ele o que ele quer ser. Mas também a mim cabia apenas lhe dar a atenção sincera que lhe dei, afinal um menino de 9 anos que roda piões com tanta habilidade é por demais precioso e belo.

Um grande talento tem Kevin na altura de seus 9 anos de idade: rodar piões e sorrir!


Nenhum comentário:

Postar um comentário